
Nascido em 1964 na localidade de Massarelos – Porto, Lourenço Sousa teve a sua primeira experiência com as artes plásticas na sua infância e desde aí que cultiva uma enorme paixão e dedicação pelas mesmas, seja na área da música, onde regularmente participa em eventos como DJ na área da música alternativa, seja nas artes plásticas onde se dedica à escultura como forma de apaziguamento da sua necessidade de expressão artística, parte integrante da sua maneira de ser e viver.
Lourenço Sousa é um autodidata, que utiliza a arte como catalisador de todas as suas experiências mundanas, sejam elas positivas ou negativas, bem como um canal para transmissão de uma filosofia de vida e pensamento inequivocamente entrosada com novas e mais profundas abordagens à condição humana.
O aproveitamento das formas naturais das raízes e troncos de diversas espécies de árvores é o seu principal elemento escultórico, com uma consciência ambiental que o leva a escolher apenas árvores e troncos há muito já sem vida. Estes elementos também são por vezes fundidos com pedras e metais diversos.